segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Fotos do CAL semana 06 - Tirando da sacola...

Antonia teceu comentários interessantes sobre o trabalho desenvolvido esta semana



"O CAL desta semana foi bem gostoso, com o ponto novo "musgo". Ele é bem fácil de ser feito, mas o trabalho não cresce como com outros pontos. Continuei a tecer minha manta com ela dentro da sacola, muito prático. Mas quando fui esticá-la na cama para fotografar, uma surpresa desagradável surgiu: apesar de continuar com os 118 pontos do início, ela parecia ter "encolhido" nas laterais. Na semana passada não percebi isso, mas como continuei com o método "dentro da sacola", apareceu com nitidez as duas semanas mais "encolhidas". Estica daqui, estica dali, para tirar a foto, e ficou mais ou menos. Concluí que, pelo fato de eu estar tecendo com a manta dobrada, os pontos saíram mais juntos, embora não apertados. Tirando da sacola!!!"

Isto gerou um papo entre nós e comentei: " Ótima troca de informações! Também acontece essa variação de largura com a mudança de pontos: existem pontos que ficam mais apertados e pontos mais amplos. No CAL tem dois pontos que me parecem ter a tendência a apertar o tecido, o ponto alto cruzado e o que estamos chamando de pipoquinha. 
Tecendo normalmente a gente acaba meio que distribuindo a tensão dos pontos o que não aconteceu com ele enrolado dentro da sacola; a tensão do seu ponto deve mesmo ter ficado mais apertada. Essa tendência a apertar e alargar muitas vezes só se percebe depois de ter feito uns 10 a 15 cm de tecido e, em geral, a diferença só se corrige desmanchando. Já passei por isto muitas vezes.

 O ponto musgo não cresce tanto quanto os outros por ser feito em ponto baixo; o pb é mesmo um ponto menorzinho mas ele dá equilíbrio e sustentação ao trabalho e por isso eu o incluo sempre no CAL: é meu regulador. O meio ponto alto também funciona assim e é maiorzinho e mais gordinho; é meu ponto preferido!"








Nenhum comentário:

Postar um comentário