segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Crochet Freeform: a capacidade de ser livre

 Crochet freeform ou crochet livre ou idéias livres ou mente livre ou artesão livre... pode haver algo mais agradável e terapêutico que ser livre e produtivo? Não consigo pensar em nada melhor que isso...

Nada de seguir receitas, nem esquemas; nada de cópias nem de instruções. Pode-se tecer o que quiser, sem controle algum a não ser o próprio discernimento e escolha pessoal.

Liberdade nas agulhas trás responsabilidades porque implica em que se respeite a si mesmo e isso exige não ter medo de se exteriorizar naquilo que representa nossa individualidade. Não é fácil fazer isto, até porque ser único gera angústia.

Já tive uma experiência no crochet Freeform quando teci a Maluca.

Foi assim que ela começou. Parecia correr tudo muito bem até eu perceber um grande erro na contagem dos pontos da lateral esquerda, o que criava uma barriga horrorosa daquele lado. Foi mortificante e aí se iniciou a luta pessoal para consertar aquilo.

Acabei conseguindo deixá-la aceitável apesar de me ser impossível olhar para ela sem ver o erro disfarçado ali.
Posso me lembrar com nitidez do quanto eu queria colocar Maluca dentro dos conformes. Ter um trabalho desigual de um lado foi muito difícil de aceitar e só agora volto a sentir coragem para encarar outro Freeform. Este, que nasceu ontem e ganhou um pouco mais de corpo hoje:

Estou tecendo com todo o cuidado do mundo... receio que eu o ache horrível se não for cautelosa nas minhas escolhas... o quanto estou distante da liberdade que o crochet Freeform implica... tenho muito a desenvolver ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário