terça-feira, 13 de maio de 2014

Os fios e a constante x

A manta Malévola vai crescendo. Esta vai ficar grande já que nem cheguei na metade ainda. É incrível como cada tipo de fio dá sempre resultados inesperados, por mais que eu faça cálculos sobre metragem dos novelos e grossura do fio. Este em uso aqui, por ex, é o Cisne Cetim, 70% acrílico, 30% lã, o novelo tem 100grs e 170m. Um fio muito bonito, macio e com um leve brilho. A agulha é 5,5mm.

Olhando agora para ela penso que poderia tê-la feito um pouco mais larga mas esta conclusão só poderá ser útil quando eu fizer outra manta igual a esta. Os tamanhos dos tecidos feitos com  o mesmo fio mudam de acordo com o ponto escolhido e com a agulha usada. Cálculo não é o meu forte e eu sempre erro nas avaliações feitas ao adquirir os fios. Quando erro para mais, tudo bem, ficam novelos para o estoque mas quando erro para menos as coisas se complicam.

Talvez eu devesse usar sempre o mesmo fio para que ele funcionasse como uma constante x mas gosto tanto de conhecer novos fios que, se este for o x, o trabalho perderá muito do atrativo para mim. Eu poderia ter meu x no ponto usado... e aí tecer se tornaria algo monótono e eu adoro aprender e praticar novos pontos! É comum eu ter 3 a 4 trabalhos em andamento, todos diferentes nos fios, nas cores e nos pontos. Decididamente esta maneira de ser me distancia da constante x de maneira incontestável. Como encontrar uma base de apoio funcionando deste jeito quase caótico?

Sigo o trabalho de uma crocheteira no facebook que tece patchworks em crochet. É um trabalho lindíssimo! Ela se chama Heather e seu blog, The Patchwork Heart:  https://www.facebook.com/thepatchworkheartuk?fref=ts
Hoje estive reparando que ela sempre usa o mesmo fio e a variedade do trabalho fica por conta das cores escolhidas e do ponto usado.

Penso que é um bom exemplo a ser seguido e eu deveria desenvolver na minha tecelagem uma constante x, uma base sólida em algum lugar, uma bússola para me guiar na aquisição dos fios e até um estoque de sobras de novelos mais regular. Um estoque mostra bem a personalidade de quem o alimenta e o meu é de uma variedade que muitas vezes torna difícil juntar este fio com aquele para compôr algo homogêneo. Temo que ele também seja algo caótico...

Vou pensar seriamente em achar uma constante x para meu trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário